Allgemein

Livro infantil brasileiro no exterior: O Saci, uma história do folclore brasileiro

No post anterior vocês acompanharam minha entrevista com o Saci. Lá ele menciona um livro que conta como é chato ser perguntado o tempo todo sobre o motivo dele ter apenas uma perna. E eu já estou com o livro em mãos!

No campo, pulava o Saci

Com uma perna, como sempre fez.

E o fazendeiro estava a assistir

Quis já saber os porquês.

Esse livro foi escrito por Camilla Saloto, ilustrado por Kelly Abreu, texto de apresentação, edição e revisão por Fabiana Pedroni. Ele é um livro 2 em um. Ele traz uma história muito cativante de um Saci que passeia pela floresta e pelo campo. A cada lugar pelo qual ele passa, ele encontra um personagem com quem mantém um diálogo. E esse gira em torno do motivo dele ter (apenas?) uma perna.

Saci, venha cá me contar

Essa perna aí, o que sucedeu?

Devia estar a aprontar

Quando a perna perdeu!

Pois eu vou te dizer

Saci de uma perna só!

Você é tão terrível

Que nem dá dó!

Camilla Saloto, escreveu o seguinte sobre ele:

“Esse é um livro que não está pronto! As crianças decidem as cores das personagens, das suas roupas, do cenário. As personagens dos diálogos, como o Saci e o fazendeiro, foram feitas para serem recortadas e as crianças (ou os pais, caso elas sejam ainda muito pequenas) colocarem os dedos e com eles formar as perninhas das personagens. E mesmo o texto, a criança tem liberdade de transformá-lo e criar seu próprio texto. Dessa forma, cada livro é exclusivo para cada criança.

É um livro para brincar junto, para criar laços com o português, com a cultura, com as lendas e histórias do nosso povo. Muitas vezes são milhares de quilômetros que nos afastam de nossas casas e do solo que sustentou nossas raízes por tanto tempo. E o ler junto, o brincar junto, o falar junto constroem essa ponte tão necessária entre nossa carga cultural e a dos nossos filhos que crescem em um ambiente diferente daquele que nos formou. Entender a cultura dos pais, a história dos pais também é uma forma de vínculo e de se fortalecer a empatia por quem nos cria. Muito mais do que vender um livro de atividades, nós pensamos sobretudo, durante todo o processo de produção, em criar algo que oferecesse a pais e crianças esse momento de comunhão, de diversão juntos, do estar juntos. Isso é muito importante para todas as três da equipe. Fazer um livro e publicar de qualquer maneira no Amazon é bem simples. Mas o que sempre permeou nossa conversa acerca do projeto, foi justamente essa questão do vínculo afetivo, das memórias afetivas que se cria ao passar esse tempo com os filhos. Trazer a cultura brasileira não apenas para a mesa de atividades, mas também para os corações e mentes das crianças que crescem fora do Brasil. Por isso, esse livro deu muito trabalho, passou por várias mãos, recebeu várias críticas. Se fez e se refez tantas vezes. Pois todo o nosso projeto vai além da questão da língua, além da criação bilíngue. Nós trabalhamos com a criatividade, a fantasia, o tempo, a cultura. E inserida na cultura está obviamente a língua portuguesa como herança que deixamos para nossos pequenos. “

Gostaram do texto da tia Camilla? Quer saber mais sobre o livro e sobre o projeto? Então amanhã às 16 horas do Brasil e às 20 horas da Alemanha, nós temos um encontro numa live no instagram. Fabiana Pedroni vai invadir meu perfil e moderar a conversa com Kelly Abreu e Camilla Saloto. Elas vão falar sobre esse início delas no empreendedorismo. Se você chegou aqui e a live já tiver passado, não se preocupa que ela vai ficar gravada no instagram, você vai poder assistir a qualquer hora!

Na foto: Keca, Fabiana Pedroni, Camilla Saloto e Kelly Abreu

Um comentário em “Livro infantil brasileiro no exterior: O Saci, uma história do folclore brasileiro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s